sexta-feira, 10 de abril de 2015

Teste da passada

Quando se começa a correr, é imprescindível ler sobre tudo relaciona com a corrida. Os treinos, a comida, o vestuário e o calçado. 
Se nos três primeiros não há muito a dizer, em relação ao calçado não é bem assim. 

Quando se começa a ler acerca deste assunto, há uma questão que salta à vista: qual o tipo de passada que possuímos, de forma a escolher o calçado mais apropriado?

Pronador, Supinador ou neutro, é a questão que se nos coloca.
Resumidamente, pronador é quando o desgaste está no bordo interno da frente do pé. Afecta cerca de 45% dos corredores.
Desgaste de um pronador

Supinador, diz respeito a apenas cerca de 5% dos corredores, e é quando o desgaste é maior na margem externa da frente do pé.
Desgaste de um supinador
Passada neutra, ou universal,  é quando o desgaste se situa no meio da frente do pé. Diz respeito a cerca de 50% dos corredores.
Desgaste de um corredor de passada neutra


Ora, quando comecei a correr mais a sério, esta foi uma das questões que se me levantou: qual o meu tipo de passada?
Aproveitando que também queria comprar uns ténis novos, fui ao à loja da Asics no Freeport, onde me disseram que faziam o teste da passada, para o fazer e comprar uns ténis adequados. Efectivamente, o teste foi feito, mas foi apenas "a olho", por um dos funcionários da loja. O único método mais científico utilizado foi colocar-me em cima de uma superfície onde aparecia a forma como o meu pé estava colocado no chão, mas a maneira como corria foi analisada a olho. O veredicto foi que era pronador, e aconselhou-me uns GT-2000, os quais comprei.
Mais recentemente, quando comecei a ter dor no joelho, ao procurar as possíveis causas para essa dor, uma das possibilidades era estar a usar uns ténis inadequados para o meu tipo de passada...
Descobri que na Sport Zone do Colombo também faziam o teste da passada, gratuitamente (na Asics do mesmo espaço comercial, segundo consta, o teste custa a módica quantia de 20€!!!). Fui lá numa hora de almoço, fiz o teste na passadeira, com uma câmara a filmar a forma como corria durante cerca de 1 minuto, e depois foi analisado num software próprio no computador. Métodos científicos, não falha, agora sim!!!
Veredicto: sou pronador moderado, e mais uma vez os ténis aconselhados, foram os Asics GT-2000!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário