domingo, 4 de março de 2018

1º Almada Trail - Terra & Mar


Um trail em Almada, ou na Costa da Caparica para ser mais preciso, não seria coisa que me seduzisse muito, mas após voltar aos treinos depois da lesão que sofri nos 100k de Abrantes e não ter ido aos Trilhos dos Reis, acabei por me inscrever nesta prova.

Assim, em vez de me levantar de madrugada para ir treinar para a Arrábida, acordei à 8, tomei o pequeno-almoço com a Bela e os miúdos e saí de casa por volta das 9.20!!

20 minutos de viagem nas calmas até à Costa e estava estacionado perto do local da partida. Não estava era à espera que houvesse tanta gente!! Tinha pensado que daria tempo para chegar, fazer um ligeiro aquecimento e ir para a zona de partida, mas quando cheguei e vi tantos atletas achei que era melhor ir tentar arranjar um lugar lá para a frente. E achei bem!! Acabei por fazer um "aquecimento" muito ligeiro quase sem poder mexer!

E pelas 10h é dada a partida. Tentei não arrancar demasiado rápido como por vezes há tendência a acontecer, mas também queria tentar afastar-me o máximo da confusão de atletas. 1º km feito a um ritmo confortável de 4'18", até chegar à zona onde deixávamos o estradão e apanhar o 1º single, a subir. O cenário era parecido com este, mas anda assim com menos atletas do que na foto:
Já se vê lá à frente o acumular de atletas
Foto de Nuno Santiago

Tudo parado à espera....
Foto de Nuno Santiago

Foto de Nuno Santiago
Pois é, erro grave da organização, numa prova com tanta ente colocar um single assim tão no início. Outra coisa que aconteceu na zona do pelotão onde ia, é que os atletas mais lentos não facilitaram nada quem queria subir mais rápido... 
Ultrapassado este pequeno obstáculo, continuámos a subir pela estrada até aos Capuchos e depois do miradouro continuámos pela falésia, entre trilhos e estradão, ora com areia muito solta ora com piso mais amigável para correr. 


A minha prova ia a correr sem problemas, sem forçar ou dificuldades, até por volta do k10/11 levei uma marretada enorme.... Não sei o que foi, sei que fiquei sem força nas pernas 



Acabei por abrandar bastante, e nalgumas zonas alternar a corrida com caminhada. Não estava calor, não tinha fome, tinha estado sempre a beber de 20 em 20' +/-, aparentemente o corpo não estava com muita vontade de correr e acabei por respeitar essa vontade e fui correndo o que conseguia. 
Desisti de qualquer objectivo de tempo que pudesse levar e fui seguindo apenas para terminar a prova.
Os últimos 4 km eram pela praia. Pensei que esta parte ia ser a mais custosa, mas pelo contrário aqui, e já com imensa gente pela praia da prova mais curta, da caminhada e populares que estavama aproveitar o sol na areia, voltei a correr sem dificuldades. Não ia com um super ritmo, mas acabei por fazer estes km a média de 5'/km. 
Foi com algum alívio, e chateado e desiludido com a minha prova que terminei, recebi o brinde e segui para o carro para rumar a casa.
Fiz os 22k em 2h14', não sei em que posição fiquei porque passadas 2 semanas ainda não apareço na classificação, apesar de já ter enviado vários mails à organização, inclusive com o meu track da prova...

Não luto pelos primeiros lugares, não tenho capacidade para isso e tenho noção, mas vou para as provas para competir, dar o meu melhor e divertir-me. Nesta não consegui nenhum desses objectivos..
Mas como dizem os jogadores de futebol, agora há que levantar a cabeça e seguir em frente. Dia 18 de Março há uma sopa da pedra para se ir comer a Almeirim e em Maio ( sempre em Maio!! ) o grande objectivo do semestre, o EGT!



1 comentário:

  1. Siga, foi um treininho, e ainda chegaste a casa a horas de almoçar :) Até daqui a duas semanas!

    ResponderEliminar