quinta-feira, 29 de junho de 2017

Trail dos Besouros



Esta prova apareceu sem estar planeada, após um "desafio" feito no Facebook pela Paula, que é de Sepins e nossa grande amiga, praticamente família, para lá ir. Depois de alguma indecisão por causa do planeamento das actividades familiares, lá decidimos que íamos :)



Sabia que ali não há grandes desníveis, e quando a organização colocou a informação no evento do Facebook confirmou a desconfiança que já tinha: iria ser uma prova rápida, com apenas cerca de 400D+ em 21,5k, num traçado sem grande dificuldade técnica.

Chegámos no sábado durante a tarde, e fomos levantar o dorsal ao secretariado, que estava localizado num sítio bastante "peculiar", bem no largo onde se realizavam as festas de São João da aldeia neste fim-de-semana!

Local do secretariado, a Adega!!
Há festa!!!
Levantamento de dorsal sem problemas, e depois foi tempo de aproveitar a festa em família.

Domingo de manhã acordei, preparei-me e saí de casa cerca de 10 minutos antes da hora de partida, pois a distância que me separava era de apenas cerca de 300m. O tempo ameaçava chuva, mas estava quente. 
A caixa de partida estava separada, a parte da frente para a corrida, e atrás para a caminhada. Entrei e posicione-me à frente, pelo menos quando saíssemos não iria ter ninguém à frente, pensava eu....

Depois de um breve briefing por parte da organização é feita uma pequena contagem decrescente e arrancamos. Desconfiava que uma prova com estas características (pouco desnível e sem dificuldade técnica acrescida) fosse propícia a ter atletas mais de estrada e a ritmos elevados, e tal verificou-se. 
Depois de cerca de 2k em que segui no grupo dos primeiros, decidi abrandar antes que a coisa desse para o torto...
Na última semana tinha andado com problemas num ouvido ( pressão negativa, ) e praticamente nem tinha treinado, e ainda não estava a 100%, fazendo ainda alguma confusão ao correr. Outro motivo foi, e este mais grave, ser abalroado e empurrado diversas vezes por elementos de uma equipa que estava a competir com bastantes elementos, claramente mais habituados a provas e ao espírito das provas de estrada, e estavam claramente a fazer trabalho de equipa, a afastar possíveis adversários. O cúmulo, eu ia fazer os 21k, eles os 11!! Não é que eu fosse lutar por qualquer pódio, mas enfim.... as acções ficam com quem as pratica.

E assim decidi seguir num ritmo ao qual estou mais habituado, terminando a prova com uma média de 6'/km. Acabei por fazer o percurso quase todo sempre sozinho, e tendo parado apenas num abastecimento aos 13k para encher os flasks e comer banana e laranja, e despejar um copo de água por cima de mim!!


Aqui levava companhia durante algum tempo!

Estas provas mais pequenas por vezes têm coisas que as provas de outra dimensão não oferecem, ou devido à dimensão das mesmas, ou simplesmente porque estas organizações têm mais brio naquilo que fazem do que certas organizações que procuram mais o proveito financeiro. 
Desde o momento do levantamento de dorsais, como em todos os abastecimentos, e eram muitos!!!, como nos vários pontos onde tínhamos de cruzar estradas e havia sempre alguém da organização foram de uma simpatia e atenção extrema. Mas o mais importante, as marcações: IRREPREENSÍVEIS. Placas, fitas de 5 em 5 metros, e cal no chão com setas ou a balizar, nunca deixaram dúvidas a ninguém durante o percurso. Excelente!!



No final terminei os 21,4k em 2h16', o que me colocou no 16º lugar da Geral, 9º no escalão. 
Foi uma manhã bem passada ;)

Agora é descansar um pouco que no próximo domingo será mais a doer, no Sintra Trail Extreme, 31k com 1600D+

Sem comentários:

Enviar um comentário