terça-feira, 29 de setembro de 2015

I Trail da Quinta do Pinhão



...Todas as dores passaram, uma alegria imensa invadiu-me por tê-los ali à minha espera, e foi num estado de euforia que fiz os últimos metros com o Tomás ao meu lado, e cortámos juntos a linha de chegada. Foi uma sensação espectacular, melhor que receber qualquer medalha ou subir ao pódio...


Há mais de 2 meses, desde 19 de Julho no Monte da Lua, que não participava numa prova. Pelo meio, esteve o mês de Agosto, mês de férias e menos treinos. 
No início de Setembro voltei à carga, aos treinos regulares e aos fins-de-semana treinos na Arrábida. Tudo corria bem na preparação deste Trail, englobada na preparação para a Maratona de Lisboa, até que na semana passada fui atingido por uma constipação. Fiz um treino no domingo, na 2ª levei em força com ela, na 4ª feira ainda tentei correr um pouco, mas o melhor que consegui foram 4km e pouco, e na 6ª feira lá me forcei a conseguir fazer um treino maior, e com mais intensidade... Foi por isso ainda a recuperar e sem grandes expectativas que iniciei esta prova.

Sendo perto, saí de casa apenas 1 hora antes da partida. Tempo mais que suficiente para chegar à Quinta do Pinhão, estacionar, ir levantar o dorsal, voltar ao carro para mudar de calçado e colocar a mochila, e fazer um pequeno aquecimento. Tudo decorreu sem problemas, e ainda deu para estar um pouco à conversa com o grande Nelson Diogo!

Dada a partida, entusiasmei-me e ainda acompanhei o grupo da frente no 1º km, mas depois decidi acalmar, estabilizar a respiração e o ritmo, pois haviam ainda muitos km pela frente, e muita areia...

A areia... Apesar de morar ali perto, nunca fui correr para a Apostiça (local por onde passou a prova), não fazendo por isso ideia que ali já havia tanta areia... As arribas da praia eu conhecia e sabia o que me esperava, não contava era com o antes, e o depois!!

Os km's foram passando a um ritmo aceitável, e quando passei no abastecimento dos 16km, fiquei confiante que conseguiria fazer um bom tempo no que restava da prova e acabar com menos de 3h30m!! Que parvinho... A partir daí é que veio o sofrimento. Primeiro as arribas, onde fui correndo, mas sentindo cada vez mais dificuldades na areia fina, mas onde estourei foi na chegada à Lagoa de Albufeira, onde os caminhos eram só areia e mais areia, e por mais que tentasse não conseguia muito mais que caminhar... O sol começava a aquecer, e durante cerca de 4km segui a caminhar, a pensar que iria ser assim até final...

Mais à frente o caminho volta a ser terra dura, e volto a correr. Corria a um ritmo devagar, mas corria!! Seguia-se agora por uns estradões, sem grande interesse, monótonos, onde o que apenas distraía era fugir da areia mais mole...

Aos 30km, um telefonema da Ana Bela, a perguntar como eu estava e a dizer que estava com os miúdos à minha espera na meta. Este foi o tónico que precisava e durante 1 ou 2 km a motivação superou o cansaço e a areia, mas depois voltei a ser vencido. Cada metro em areia mais fina custava bastante a avançar, olhava para o relógio e a distância para a meta não diminuía... 

Com um enorme alívio, cheguei finalmente à Quinta do Pinhão. Um pouco antes de chegar liguei à Ana Bela a dizer que estava perto, e ao chegar estavam os 3 à minha espera, o Tomás a vir ter ao meu encontro. 
Todas as dores passaram, uma alegria imensa invadiu-me por tê-los ali à minha espera, e foi num estado de euforia que fiz os últimos metros com o Tomás ao meu lado, e cortámos juntos a linha de chegada. Foi uma sensação espectacular, melhor que receber qualquer medalha ou subir ao pódio...

Cortada a meta, uma garrafa de água e um pequeno abastecimento à nossa espera...

Já li muitas críticas à organização. Devo dizer que para 1ª edição, não se podia pedir muito mais. Os abastecimentos foram qb, as marcações estavam irrepreensíveis, apenas num ponto onde ia mais distraído tive dúvidas no caminho a seguir. 




Sem comentários:

Enviar um comentário